ORIGEM

Santanópolis surgiu em meados do Séc. XVI, com a exploração e o desbravamento da região, a qual fazia parte da Sesmaria de Garcia d’Ávila. A partir de 1673, João Peixoto Viegas incorporou terras e campos, em busca de ouro e pedras preciosas, além dee caça aos aborígenes, da tribo dos índios Paiaiás, sendo eles os primeiros habitantes, oriundos da região da Chapada Diamantina, que vinham acompanhando as margens do Rio Paraguaçu. Os índios viviam da caça e da pesca e foram dizimados no Séc. XVII.

Por volta de 1730, chegou na região o colonizador português, Joaquim Gomes da Silva, trazendo com ele, sua família e escravos africanos, para trabalharem na lavoura e na criação de gado, tomando posse de um pedaço de terra, que denominou de Fazenda Sobrado.

Joaquim Gomes teve quatro filhos: Francelina, Paula, Maria e André Gomes. Após sua morte, as terras se desmembraram nas fazendas Alto das Pombas e Queimada da Onça, que pertenceu a João Fernandes de Almeida e Baixa da Jia, que foi de propriedade de Tibúrcio Fernandes de Oliveira.

Com o passar do tempo, a região foi povoada por outras famílias: Fernandes, Campos, Cerqueira, Estrela, Ribeiro, Brito, Oliveira, Nepomuceno, Machado, Barbosa, Almeida, onde formaram o povoado denominado de “Quaresma”.

No ano de 1910, os fazendeiros, Cel. Manoel Campos, Sabino Brito, Alexandre Cerqueira, José Ribeiro do Desterro “Cazuza” além de outros moradores construíram a igreja, na praça que deu o nome do seu primeiro pároco, o Padre Lúcio Ornelas.

Em torno da igreja, foram construídas as primeiras casas e armazéns. O antigo povoado cresceu e tornou-se distrito do município de Irará, pela Lei Municipal de nº 47, de 08-07-1921, que foi aprovada pela Lei Estadual nº 1563, de 21-07-1922.

Ao se transformar em vila, foi denominado de SANTANÓPOLIS, que significa “Cidade de Santana”, por intervenção da Profª. Maria de Lourdes Fructuoso de Araújo, por ser devota de Santana.

O adjetivo gentílico de quem nasce em Santanópolis é SANTANOPOLINENSE.

No dia 13 de julho de 1962, por Decreto lei de nº 2.251/62, de autoria do Deputado Estadual Dr. Clodoaldo Campos de Oliveira e sancionado pelo Governador do Estado da Bahia, Dr. Juracy Montenegro Magalhães, Santanópolis foi transformada em município.

O município foi instalado, no dia 07 de abril de 1963, sendo empossado prefeito, o Sr. João Nery de Cerqueira.

 

LOCALIZAÇÃO

O município de Santanópolis localiza-se na região Nordeste do Estado da Bahiae faz parte da meso-região do Centro Norte Baiano e da micro-região de Feira de Santana. Distante 145 Km de Salvador e 36 Km Feira de Santana.

O acesso à Santanópolis se dá pela BA-504, distante 13 km da BR-116, NO entroncamento de Tanquinho - Posto Trevo.


LIMITES

Santanópolis faz limites com os seguintes municípios.

·         NORTE: Lamarão;

·         SUL: Coração de Maria;

·         LESTE: Água Fria e Irará;

·         OESTE: Feira de Santana e Santa Bárbara.

 

DISTRITO, POVOADOS E VILAREJOS

O município possui um distrito: Boa Espera.

Povoados: Alto Alegre, Rodeador e Quilombo;

Comunidades: Abobreira, Alecrim, Bom Sucesso, Cacimba, Campinas, Candeal, Canto Escuro, Jibóia, Jurema de Boa Espera, Jurema dos Milagres, Lagoa Escura, Mocambo, Mucuri, Rio dos Poços, Queimada Grande, Rumo, Saco do Capim, Saco dos Mulatos, Salgado, Serra do Cruzeiro, Sítio, Sítio Ceilão, Sobrado, Tapera Velha e Taperinha.

 

EXTENÇÃO GEOGRÁFICA

A área territorial do município e de 262.868 km².

Possui uma densidade demográfica de 38,2 hab/km²

Tendo como coordenadas geográficas 12o’ 01’ 100” de latitude sul e 38o 56’ 00” de longitude oeste e 262 m de altitude e o Fuso Horário –UCT-3.

 

 

POPULAÇÃO

De acordo com o Censo Demográfico, realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no ano de 2010, o número de habitantes era de 8.776 pessoas e a população estimada em 2021 é de 8.987 pessoas.

 

CLIMA

O clima é seco a sub-úmido, sujeito a ter prolongadas temporadas de estiagens. O município está inserido no “Polígono das Secas”.

A temperatura média anual é 23.3o e o período de chuva é de abril a junho.

 

VEGETAÇÃO

A vegetação principal é a caatinga, que é uma planta xeróx-fila, ou seja, possui característica adaptada ao semiárido. Tem ainda o cerrado.

Sua topologia é caracterizada por tabuleiros e planalto costeiro.

As espécies de platas da região são: mandacaru, ouricurizeiro, Icozeiro, quixabeira, umbuzeiro, cajazeira, cajueiro, umburana, juremeira, juazeiro e outras.

 

HIDROGRAFIA

A bacia hidrográfica de Santanópolis é composta pelos Rios Pojuca, Salgado e dos Poços e também pelos Riachos Mangabeira, Barqueiro, Salitre, Poço Dantas, Vinagre e Paramirim, além das Lagoas Jenipapo, Patos, Cágados, Grande, Pedras, Escura e Baixa da Jia.

 

PREFEITOS

·         João Nery de Cerqueira – 1963-1966

·         Eutrópio dos Santos Brito (interino) – 1966

·         Dário Brito de Oliveira (interventor) – 1966

·         José Tavares Filho – 1967-1970

·         Carlos Amado Flores Campos – 1971-1972

·         José Tavares Filho – 1973-1976

·         Eduardo Gomes de Brito – 1977-1982

·         José Tavares Filho – 1983-1988

·         João Catarino Ribeiro de Cerqueira – 1989-1992

·         Eduardo Gomes de Brito – 1993

·         Mário Paulo Fernandes Ribeiro – 1993-1996

·         Manoel Alves da Silva – 1997-2000

·         Mário Paulo Fernandes Ribeiro – 2001-2004

·         Mário Paulo Fernandes Ribeiro – 2005-2008

·         Juarez Almeida Tavares – 2009-2012

·         Juarez Alemida Tavares – 2013-2016

·         José Florin Lima Santos – 2017-2020

·         Gilson Cerqueira Almeida – 2021-Atual

 

HINO

À sombra do teu madeiro,

Sobre um céu primaveril,

Nasce o povo de Santanópolis

E cresce com amor ao Brasil.

 

Foi no dia treze de julho,

Com sacrifício de amor,

Que raiou a nossa liberdade,

Te agradecemos, Senhor!

 

Salva, protege e ilumina,

Pelo sinal desta cruz,

O coração da Bahia,

Que aos teus pés o amor conduz.

 

Volve os teus olhos divinos,

Ao nosso povo enfim,

Ouve o clamor deste hino,

Nosso Senhor do Bonfim.

 

REFERÊNCIAS

LÉLIA, V. F. O. Santanópolis: sua origem e seu povo. 1ª edição. Santanópolis, 2014. 248p.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. População. Disponível em:<https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ba/santanopolis/panorama>. Acesso em: 16 nov. 2021.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Cidades e Estados. Disponível em:<https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/ba/santanopolis.html>. Acesso em: 16 nov. 2021.