SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CAPACITA PROFESSORES E SERVIDORES DAS ESCOLAS EM NOÇÕES BÁSICAS DE PRIMEIROS SOCORROS

Conforme determina a Lei nº 13.722, de 04 outubro de 2018, conhecida também como Lei Lucas, os Professores e servidores escolares da Rede Municipal de Ensino foram capacitados em noções básicas de Primeiros Socorros na manhã do dia 11 de outubro.
A lei ganhou esse nome em homenagem ao menino Lucas Begalli, que morreu engasgado em uma excursão escolar. As professoras que acompanhavam os alunos não sabiam como agir e não conseguiram salvar a vida do garoto. O engasgo é uma das situações com as quais o curso ensina a lidar. A dor da tragédia levou a família de Lucas a lutar para proteger outras crianças desse risco. O esforço valeu a pena com a aprovação da lei no Congresso Nacional, após anos de luta.
O curso foi ministrado pela Drª Andressa Patrício, Médica Coordenadora do SAMU de Irará, e a Enfª Geiza Gomes, Secretária de Saúde do município, que através de uma metodologia muito dinâmica ensinaram o público presente a identificar e agir preventivamente em situações de emergência e urgência, até que o suporte médico especializado, local ou remoto, se torne possível.
O curso foi realizado a partir de uma parceria entre as Secretarias de Educação e Saúde com o apoio da Prefeitura Municipal de Santanópolis.